O Programa de Fortalecimento da Assistência Social, denominado KWENDA, de iniciativa do Executivo Central em parceria com o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, financiado pelo Banco Mundial, está a melhorar as condições de vida de milhares de famílias no município de Caluquembe, com a criação de pequenos negócios e o fomento à agricultura familiar
Um total de 46 mil e 965 agregados familiares foram beneficiados com as transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Assistência Social (KWENDA), no município de Caluquembe, na província da Huíla.
No município de Caluquembe, o KWENDA já disponibilizou 2 462 922 000 00 (dois mil milhões quatrocentos e sessenta e dois milhões novecentos mil kwanzas) de um total de 3 036 924 000 00 (três mil milhões, trinta e seis milhões, novecentos e vinte e quatro mil kwanzas) previstos para acudir as famílias em situação de vulnerabilidade naquela parcela do território nacional. Os beneficiários deste programa que está a ser desenvolvido no município de Caluquembe, desde 2023, dizem que os benefícios já começam a ser visíveis no seio das famílias, sobretudo na criação de negócios e animais de pequeno porte.
Ester Pedro, mãe de nove filhos, é uma das beneficiárias da localidade de Katanha, arredores da sede municipal de Caluquembe. Disse que, com o dinheiro recebido, vai trabalhar na abertura de um negócio que possa garantir o sustento da sua família. “Eu antes trabalhava nas lavras dos outros, e o que me pagavam servia apenas para comprar a alimentação dos meus filhos. Hoje tenho este dinheiro do KWENDA, vou abrir o meu negócio para ajudar a minha família.
POR: João Katombela, na Huíla
Leia mais em









