Um enfermeiro de 58 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, após uma paciente de 42 anos ter falecido cerca de 45 minutos depois de ser submetida a uma cirurgia em um centro médico não autorizado para estes procedimentos.
Segundo informações avançadas ao Jornal OPAÍS pelo porta-voz em exercício do SIC Luanda, Emanuel Capita, o caso ocorreu no dia 17 de Janeiro, no bairro Palanca-1, nas instalações do Daniel Medical Center.
A vítima, identificada como Inocente Makiesse, teria procurado o centro médico acompanhada de uma amiga para tratar de complicações relacionadas ao seu período menstrual. Após exames, foi diagnosticado um mioma uterino, e decidiu realizar a cirurgia para remoção do fibroma.
O procedimento iniciou sem interferências, mas o estado clínico da paciente deteriorou cerca de 45 minutos após a intervenção, culminando na sua morte.
O enfermeiro foi detido por suspeita de exercício ilegal de profissão e homicídio por negligência e deverá ser apresentado amanhã, às 09h, nas instalações do Comando Municipal do Kilamba Kiaxi.









