As artistas angolanas Judith e Ester são as vozes convida das para a abertura da nona temporada dos concertos intimistas “Africaníssimo”, a realizar-se hoje, a partir das 19h00, no auditório do Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda
O evento, com duração superior a duas horas, enquadra-se na programação anual da instituição e na sua missão de promover a ação cultural, a formação artística e a aproximação da comunidade.
Durante o espectáculo, as duas vozes irão apresentar temas do seu repertório, bem como revisitar clássicos da música nacional e internacional. Em declarações a este jornal, a cantora soprano Ester dos Santos destacou que o concerto foi pensado para “cantar, encantar e vibrar” com o público, apresentando um vasto repertório composto por 18 músicas em diferentes estilos, como afrofusion, zouk soft, soul, semba, batuco, entre outros.
Segundo a artista, o projecto musical da dupla surge com o propósito de unir povos, inovar e garantir que o tradicional não se perca no processo de modernização das melodias. Ester ressaltou ainda que as duas são irmãs, cantoras e instrumentistas, cujas carreiras tiveram início na Igreja Maná, onde o pai era pastor.
Apesar de o talento ter nascido com elas, foi necessário frequentarem aulas de canto e instrumentos musicais no Centro de Formação Aplausos, no Sequele.
“O concerto serve para lembrar aos amantes do nosso trabalho que, embora esteja mos numa fase mais comercial, continuamos a saber fazer música clássica.
Nascemos com a música nas veias. Não foi algo que decidimos. Acontece que a primeira vez que cantámos uma canção nas nossas vidas foi juntas, e isso ficou mar cado desde muito cedo”, destacou, com alegria.
De acordo com a fonte, para manterem o foco nas metas traçadas, a dupla aposta em muito trabalho, ensaios constantes, novas descobertas, cuidados com a voz, alimentação equilibrada, exercícios físicos e outras atividades complementares.
A artista deixou ainda um conselho aos jovens da sua faixa etária: “O caminho não é fácil, nem rápido, e quase nunca é perfeito. Vais ouvir muitos ‘nãos’, vais duvidar de ti várias vezes e comparar o teu ritmo ao dos outros.
Estuda, disciplina-te e respeita a arte. O talento abre portas, mas é o trabalho que te torna diferente da maioria”. Apesar de estarem a dar os primeiros passos no mercado nacional, Judith e Ester já participaram em diversos programas de rádio e televisão, sendo frequentemente convidadas por várias estações da capital.
Entre outras notas de destaque estão as participações, como convidadas, na Bienal e no programa Unitel Estrelas ao Palco, onde deixaram uma impressão muito positiva.
Refira-se ainda que Judith e Ester são descendentes do guitarrista Zé Keno, facto que reforça a ligação familiar à música e às artes. Além da forte presença nas redes sociais, os seus trabalhos registam bons números de streams nas plataformas digitais, com ouvintes em diferentes partes do mundo, contribuindo para a expansão contínua do projeto musical.









