A Selecção Nacional sénior de judo, em ambos os sexos, prepara, em Portugal, a participação no circuito mundial “Grand Slam”, agendado para os dias 7 e 8 de Fevereiro do corrente ano, na cidade de Paris, França. Segundo uma nota do órgão reitor da modalidade no país a que este jornal teve acesso, a prova de cariz internacional surge na sequência da participação de Angola no Open Africano de Judo, disputado de 23 a 25 do corrente mês, em Casablanca, Reino de Marrocos.
No certame africano, a delegação angolana conquistou uma medalha de prata e uma de bronze, ocupando a décima posição da classificação geral, entre 42 países participantes.
A medalha de prata foi alcançada pelo judoca sénior António Candeeiro, na categoria dos –81 quilogramas, depois de superar adversários do Canadá, Grã-Bretanha e Estónia, tendo perdido apenas na final frente a um atleta do Irão. Por sua vez, Leonardo Barros arrecadou a medalha de bronze na categoria dos –60 quilogramas, após vitórias sobre judocas da França, Grã-Bretanha e Canadá.
O atleta angolano foi eliminado apenas por representantes da Rússia, campeã da categoria, e de Marrocos, finalista da prova. Na classe feminina, Maria Segunda (–48 kg), Diassonema Mucungui (–70 kg) e Fernanda Quimbira (+78 kg) terminaram na quinta posição, depois de disputarem os combates de atribuição da medalha de bronze.
“Os resultados obtidos confirmam a competitividade da selecção angolana num torneio de elevado nível internacional e reforçam a continuidade do trabalho desenvolvido, com o foco agora direcionado para as próximas etapas do circuito mundial, nomeadamente o Grand Slam, onde Angola espera continuar a somar pontos”, lê-se na nota.
Por: Kiameso Pedro









