A Selecção Nacional sénior masculina de andebol falhou, nesta Terça-feira, o apuramento às meias-finais da 27.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), ao perder diante da Argélia, por 27-22
O desafio foi disputado na BK Arena, na cidade de Kigali, capital do Ruanda, no quadro da fase da Main Round da competição continental. Os comandados do seleccionador nacional, Filipe Cruz, apresentaram dificuldades em impor o seu jogo ao longo do encontro. Angola revelou fragilidades no sector defensivo, permitindo ao adversário construir vantagens com relativa facilidade.
No ataque, o conjunto nacional mostrou-se pouco eficaz, desperdiçando várias oportunidades claras de finalização. A selecção argelina assumiu o controlo do jogo desde os primeiros minutos, terminando a primeira parte em vantagem, por 14-10. Na segunda metade, apesar de algumas tentativas de reacção, os Guerreiros não conseguiram reduzir a diferença no marcador.
O encontro foi válido para o grupo 1 da Main Round, fase decisiva que define os semifinalistas da prova. Em função deste resultado, a selecção angolana vai disputar agora as classificativas do quinto ao oitavo lugares. O próximo desafio de Angola, que acontece no dia 29, sairá do grupo 2, podendo ser Marrocos ou Guiné-Conacri, terceiro classificado daquela série.
As probabilidades apontam para um confronto diante da selecção marroquina, atendendo ao desempenho dos guineenses na prova. Entretanto, o seleccionador Filipe Cruz deverá iniciar ainda hoje a preparação da selecção, tendo em conta as características dos possíveis adversários. Para garantir a qualificação ao Mundial, que terá na Alemanha em 2027, Angola precisa terminar entre os cinco primeiros da prova.
Por: Kiameso Pedro









