O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, avisou a Europa de que pode “continuar a sonhar” se pensa que se pode defender sem o apoio dos Estados Unidos
“Se alguém ainda pensa que a União Europeia, ou a Europa como um todo, pode defender-se sem os EUA, continuem a sonhar. Vocês não podem. Nós não podemos. Precisamos uns dos outros”, declarou Mark Rutte, durante um discurso no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Segunda-feira.
Na semana seguinte, Trump e Rutte reuniram-se em Davos, com o presidente dos EUA a afirmar ter chegado a um acordo preliminar sobre a Gronelândia com o chefe da NATO e, consequentemente, deixando cair a ameaça de mais tarifas contra as nações europeias que se opunham às suas ambições de adquirir o território semiautónomo da Dinamarca.
Ainda não é totalmente claro o que está incluído neste acordo preliminar, nem o papel exacto de Mark Rutte nas negociações, mas a surpreendente mudança de posição de Trump voltou a colocar o secretário-geral da NATO no centro das atenções.









