A declaração do presidente russo Vladimir Putin sobre a conclusão bem-sucedida dos testes do míssil de propulsão nuclear Burevestnik e do veículo sub-aquático não tripulado Poseidon fez uma séria impressão no exterior, disse à Sputnik o director do Serviço de Inteligência Externa (SVR) da Rússia, Sergei Naryshkin
No final de Outubro de 2025, Putin anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes do míssil de cruzeiro de propulsão nu clear Burevestnik e do veículo subaquático não tripulado de propulsão nuclear Poseidon.
“A declaração feita pelo presidente da Rússia sobre a conclusão bem-sucedida dos testes dos sistemas de armas Burevestnik e Poseidon, naturalmente, causou uma séria impressão nos nossos adversários e parceiros. A maioria dos políticos, militares e especialistas no Ocidente não esperava que a Rússia seria
capaz de criar sistemas de armas tão avançados num tempo relativamente curto”, disse Naryshkin. O Burevestnik e o Poseidon permanecerão únicos por um longo tempo, eles garantirão a paridade estratégica, segurança e posições globais da Rússia para as próximas décadas, enfatizou o chefe de Esta do durante a reunião estendida do Ministério da Defesa em 17 de Dezembro de 2025.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Ge rasimov, informou ao líder rus so que o referido míssil demons trou alta capacidade de contornar os meios de defesa antimíssil e de defesa antiaérea. Ele destacou que o Burevestnik efectuou um vôo de teste de 14.000 quilómetros, e que esse alcance não é o limite.









