O sector de inteligência artificial (IA) da China continuou a ganhar força em 2025, com mais de 6.000 empresas relacionadas e a indústria principal com previsão de ultrapassar 1,2 trilhão de yuans (cerca de 168 biliões de dólares americanos)
Zhang Yunming, vice- ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, fez as declarações em uma colectiva de imprensa realizada pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado. Ele afirmou que 2025 foi um ano marcado por grande vitalidade e avanços notáveis para a indústria de IA da China.
Empresas nacionais lançaram diversos produtos de chips de IA, enquanto o poder de computação inteligente do país atingiu 1.590 exaflops, disse Zhang. Conjuntos de dados de alta qualidade para a indústria também surgiram em ritmo acelerado, e grandes modelos desenvolvidos internamente assumiram um papel de liderança no ecossistema de código aberto global.
Produtos terminais com tecnologia de IA, como smartphones, computadores e óculos inteligentes, estão cada vez mais presentes no quotidiano, observou Zhang.Nos três primeiros trimestres de 2025, as remessas de óculos inteligentes ultrapassaram 1,78 milhão de unidades, com quase 80% sendo óculos com IA, adicionando elementos tecnológicos e futuristas à produção e à vida diária.
Leia mais em









