A Federação Angolana de Xadrez recebeu, recentemente, materiais desportivos, na perspectiva de se continuar a fomentar a prática. A entrega dos mesmos, que é uma promessa do governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, coube ao presidente da Associação Acácias Rubras, o empresário Belito Xavier. O presidente da Federação Angolana de Xadrez, Mário Neves, quer o resgaste da prática na província.
O atleta Pascoal Armando agradeceu o gesto e admite que esse instrumento vai permitir a eles o fomento à prática de xadrez. Admite que tal materializa garantias de apoios por parte das autoridades locais, de modo a fomentar a modalidade. "Estamos muito gratos. Espero tenhamos vários encontros do género, para que elevemos o xadrez a vários níveis , nacional e internacional", enalteceu.
O presidente da Federação Angolana de Xadrez, Mário Neves, projecta a implementação de xadrez nas comunidades, uma acção circunscrita no Plana-Desporto, um instrumento de desenvolvimento desportivo do Governo de Angola, coordenada pelo Ministério da Juventude e Desporto.
"A Federação tudo que poder fazer vai fazer para a prática. Apoiar as iniciativas do Governo e da Associação Acácias Rubras", disse, manifestando o desejo de, em todos os bairros de Benguela, desenvolver-se o xadrez e assegura que da parte da sua instituição os apoios de que se precisam não vão faltar
Neves manifesta o interesse de se implementar campeonatos municipais, esperançado de que tais, futuramente, evoluam para o nível provincial. “Podemos dizer que esta prática já existem em vários países do mundo e em alguns de África”, garante, admitindo, neste particular, uma parceria com a Associação Acácias Rubras.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela









