A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou ontem a contribuição de Portugal e Espanha para a construção de pontes com África e a América Latina, frisando que ajudaram “a moldar a Europa de forma duradoura”
Num discurso na sessão comemorativa dos 40 anos da adesão de Portugal e Espanha à então Comunidade Económica Europeia (CEE), que também contou com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Rei de Espanha, Filipe VI, Roberta Metsola frisou que, quando os dois países se juntaram ao bloco europeu, “uma página da história foi definitiva mente virada e a democracia veio para ficar”.
A presidente do Parlamento Europeu salientou que, para os povos de Espanha e de Portugal, “a Europa rapidamente passou a fazer parte do seu quotidiano, moldando a forma como trabalhavam, estudavam, viajavam e imaginavam o futuro das suas famílias”. DR “Por sua vez, Espanha e Portugal ajudaram a moldar a Europa de forma duradoura.
Reforçaram o envolvimento da Europa para além das suas fronteiras, atuando como pontes para a América Latina e África, liderando a abordagem europeia em tantas frentes”, destacou-









