A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em missão na República Popular da China para reforço da cooperação bilateral no sector da saúde, referiu que tem como maior objectivo assegurar que o Hospital Américo Boa Vida seja equipado com infra-estruturas modernas e tecnologia médica de última geração, alinhadas com os mais elevados padrões internacionais de qualidade, segurança e sustentabilidade
Na ocasião, Sílvia Lutucuta foi categórica dizendo que o Governo de Angola será inflexível quanto à qualidade das infra-estruturas e dos equipamentos, sendo que o Hospital Américo Boavida deve afirmar-se como um centro de excelência para assistência, formação, ensino e investigação médica.
“O Hospital Américo Boavida será um hospital de referência nacional. O nosso compromisso é dotá-lo da melhor tecnologia disponível no mercado internacional. O processo de aquisição permanece aberto, porque queremos o que há de mais avançado para Angola e para África”, referiu a ministra, que esteve acompanhada pela embaixadora de Angola na China, Dalva Maurcia Calombo Ringote Allen, e outros membros do Ministério da Saúde.
A delegação angolana realizou uma visita técnica às instalações industriais do Grupo GE HealthCare, onde avaliou os processos de fabrico, testagem e certificação de equipamentos de diagnóstico por imagem, incluindo Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada (TC), Mamografia, PET-Scan e soluções robóticas avançadas. A visita, referiu a governante, permitiu constatar os rigorosos mecanismos de controlo de qualidade e inovação tecnológica da empresa, bem como a adequação dos equipamentos às necessidades do Sistema Nacional de Saúde.









