Uma cidadã de 57 anos de idade encontra-se detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusada da prática do crime de violência doméstica, na vertente física, tendo como vítima o seu próprio filho de 10 anos de idade.
A informação foi avançada na manhã desta Quarta-feira pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na província da Huíla, inspector Segunda Quitumba, durante a apresentação pública de cidadãos em conflito com a lei à imprensa.
De acordo com o porta-voz do SIC, o crime ocorreu no bairro da Lalula, nos arredores da cidade. A situação foi denunciada à Polícia pelos vizinhos da suspeita, após se aperceberem dos maus-tratos infligidos ao menor.
“O Serviço de Investigação Criminal na província da Huíla procedeu à apresentação pública de uma cidadã de 57 anos de idade, implicada na prática do crime de violência doméstica, na vertente física, ocorrido no bairro da Lalula, tendo como vítima o seu filho menor de 10 anos de idade. Os factos ocorreram ao longo de vários dias do mês de Dezembro de 2025. A denúncia foi feita por vizinhos, que se aperceberam de que a cidadã deixava reiteradamente o menor trancado no interior da residência, sem alimentação, sempre que se ausentava durante o dia. No seu regresso, durante o período nocturno, submetia o menor a agressões físicas”, explicou.
Segunda Quitumba acrescentou que, perante a gravidade da situação, os vizinhos acolheram temporariamente o menor e procederam à competente denúncia às autoridades, o que desencadeou diligências investigativas que culminaram com a detenção da suspeita, mediante mandado judicial.
Por: João Katombela, na Huíla









