Quatrocentos e setenta e dois (472) condutores foram sancionados por diversas infrações ao Código da Estrada, com destaque para os casos de condução sob efeito de álcool, falta de habilitação legal para conduzir e detenções associadas a acidentes de viação.
A informação foi prestada ao Jornal OPAÍS pelo porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel.
De acordo com o responsável, que fazia o habitual balanço do último fim-de-semana, no período de 16 a 18 de janeiro de 2026, a corporação registou 14 acidentes de viação, provocados essencialmente por excesso de velocidade e falta de precaução na condução, que resultaram em três mortos e 18 feridos, além de danos materiais avaliados em mais de sete milhões de kwanzas.
O balanço das últimas 72 horas inclui ainda a apreensão de cinco armas de fogo, entre as quais duas AKM e três pistolas, bem como diversos bens de proveniência ilícita, nomeadamente telemóveis, electrodomésticos, equipamentos informáticos, botijas de gás, materiais de construção, motorizadas e seis viaturas.
No domínio da prevenção e repressão criminal, foram esclarecidos 75 crimes, dos quais 57 em flagrante delito e 18 em sequência investigativa. A corporação realizou ainda 35 micro-operações, que culminaram na detenção de cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.









