O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda desmantelou uma associação criminosa responsável por vários crimes de roubo qualificado contra moto-taxistas nos municípios dos Mulenvos e do Cazenga.
Os detidos são cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 21 e 24 anos, sendo que deverão ser apresentados nesta sexta-feira, 16 de Janeiro, às 09h00, nas instalações do Comando Municipal do Cazenga.
De acordo com o SIC, os detidos estão implicados nos crimes de associação criminosa e roubo qualificado, com destaque para um assalto ocorrido no dia 3 de Janeiro de 2026, por volta das 18h00, no município dos Mulenvos, bairro Capalanga.
Na ocasião, a vítima foi um moto-taxista de 23 anos, que se encontrava na paragem de táxi junto às Bombas dos Mutilados, na Vila de Viana, no exercício normal da sua actividade.
Segundo as autoridades, um dos suspeitos fez-se passar por passageiro e solicitou uma corrida até ao bairro Capalanga. Já numa zona isolada, previamente escolhida e com o apoio de dois comparsas, os indivíduos, sob ameaça com duas armas de fogo do tipo pistola, da marca Star, efectuaram disparos ao ar para intimidar a vítima, agrediram-na fisicamente e subtraíram a motorizada e um telemóvel.
Após o crime, os suspeitos colocaram-se em fuga para o município do Cazenga, onde se dirigiram à residência de um quarto elemento, apontado como receptador. Este teria iniciado de imediato a descaracterização da motorizada roubada, com o objectivo de localizar e desactivar o dispositivo GPS. No entanto, foi precisamente o sistema de localização que permitiu às autoridades identificar e localizar o receptador.
O SIC esclarece que os três primeiros implicados foram detidos horas depois, na sequência de diligências investigativas subsequentes, culminando no desmantelamento do grupo, que vinha “tirando a paz” aos moto-taxistas daquelas circunscrições.









