A campanha agrícola 2025/2026 tem como principais eixos aumentar a produção agrícola nacional, garantir a segurança alimentar, reduzir as importações da produção agrícola e colher mais de 100 mil toneladas de produtos diversos, segundo dados oficiais. Meta pode não ser atingida em muitas províncias do país, porque a chuva teima em não cair
Atraso de chuva em muitas províncias pode comprometer metas da campanha agrícola 2025/26, principalmente o contributo dado pela agricultura familiar, e agudizar a fome e pobreza das famílias, segundo especialistas ouvidos por este jornal.
Em Angola, a agricultura familiar, que representa mais de 80% da produção de alimentos, é predominantemente dependente das chuvas, tornando os agricultores vulneráveis à variabilidade climática.
O engenheiro agrícola Adérito Costa defende que hoje a agricultura já não pode ser sustentada à base de chuva, o que caracteriza como a base de todo problema, pois apenas os que exercem a agricultura empresarial dispõem de equipamentos modernos de irrigação. Ainda assim, entende que mesmo as empresas vão enfrentar mais prejuízos do que ganhos.
Leia mais em









