O Presidente da República, João Lourenço, visita, nesta Terça-feira, 13, a Refinaria do Lobito, aquela que é o maior projecto desse segmento, com uma capacidade de refinação estimada em 200 mil barris de petróleo ao dia. Economista José Sapi fala em “visita” estratégica, no que se refere à visão do Executivo angolano para autossuficiência de refinação
O Presidente da República deve, ao longo do dia de hoje, visitar o projecto da Refinaria do Lobito, uma iniciativa para a qual o Estado mobiliza investimentos estrangeiros, numa altura em que a Sonangol, a petrolífera nacional, avança sozinha para a sua construção, orçada em 6 mil milhões de dólares.
O grau de execução anda em 20 por cento. O ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, admitiu que, com a refinaria do Lobito a funcionar, a maior do país, Angola trabalha rumo à autossuficiência, no que à refinação de petróleo diz respeito.
Na mensagem sobre o Estado da Nação, o PR voltou, uma vez mais, a sublinhar a importância estratégica daquele “importante” projecto para a indústria petrolífera do país.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela
Leia mais em









