A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) anunciou, esta sexta-feira, 09 de Janeiro, que o país comercializou, ao longo de 2025, aproximadamente 17,7 milhões de quilates, o que permitiu alcançar receitas na ordem de 1,8 mil milhões de dólares norte-americanos.
Os resultados alcançados, de acordo com a empresa, num comunicado enviado à redacção deste jornal, representam um incremento de 70,2% em termos de volume e 21,1% em termos de valor com relação ao ano de 2024.
No informe, a empresa sublinha que o aumento dos volumes comercializados e da receita obtida resulta de uma gestão de vendas mais eficiente face à decisão estratégica de não constituição de stocks, ao contrário do que se verificou no ano de 2024 por parte das minas de Catoca e Luele.
Não obstante à descida expressiva de 28,9% verificada no preço médio de venda por quilate, o crescimento particular das produções da mina de Luele permitiu a que se expandisse de forma significativa a capacidade de introdução dos diamantes angolanos no mercado internacional.
A título de exemplo, no que concerne às exportações, durante o ano de 2025, foram exportados 17,2 milhões de quilates, representando um acréscimo de 68,9% relativamente a 2024, apesar das adversidades do mercado, marcadas por mudanças estruturais constantes, e alterações nas preferências dos consumidores finais.









