Numa fase em que entrou em vigor o novo regime de facturação electrónica e a AGT alertou os contribuintes com vários estabelecimentos comerciais a regularizarem o cadastro fiscal, o economista Alcides Gomes recomenda aos comerciantes que se adequem às novas medidas
Alcides Gomes explica que a facturação electrónica é uma medida bem-vinda e que já ocorre em outras realidades do mundo, um processo que vai ajudar a Administração Geral Tributária (AGT) e os seus contribuintes a obter bons resultados. O economista diz que é fundamental que os contribuintes se organizem para se adequar às novas medidas, aos novos tempos e à nova realidade do sistema tributário.
A AGT, ao introduzir a factura electrónica, na opinião do interlocutor, está apenas a procurar fazer o que é normal para uma sociedade desenvolvida; está a tornar os trabalhos mais simplificados, por via da tecnologia.
Para o economista, é preciso que as empresas estejam dentro das reformas que são implementadas pelo Executivo. Entretanto, defende ser importante intensificar a sensibilização no seio dos contribuintes para melhor compreensão das coisas.
POR: Adelino Kamongua
Leia mais em









