Dez pessoas morreram e 47 ficaram feridas em consequência de 39 acidentes de viação durante a passagem de ano, informou, hoje, o porta-voz da Operação Sentinela, comissário Mateus de Lemos Rodrigues.
De acordo com o responsável, as principais causas destes acidentes prendem-se com o excesso de velocidade, as ultrapassagens irregulares e a condução sob o efeito do álcool.
Ao longo da operação, foram aplicadas 451 multas por infrações ao Código da Estrada, apreendidos 425 documentos e retiradas de circulação 188 viaturas e motorizadas.
Segundo o oficial, que falava à imprensa, durante este período, mais de 120 mil efectivos de diferentes órgãos de defesa e segurança estiveram mobilizados, salientando que foram participados 117 crimes diversos, menos 22 em comparação com o mesmo período de 2024.
As forças envolvidas detiveram 115 suspeitos, dos quais 83 em flagrante delito. No âmbito das operações, foram ainda apreendidas armas de fogo, viaturas, motorizadas, telemóveis e mais de três mil litros de combustível provenientes de tentativa de contrabando.
Operações em mais de mil bairros sensíveis
Durante a Operação Sentinela, foram realizadas acções de prevenção e repressão em mais de mil bairros considerados sensíveis, montadas quase 600 barreiras nas principais vias rodoviárias e efectuadas mais de 10 mil interpelações a viaturas e transeuntes.
Intervenção dos Bombeiros
O Comando de Protecção Civil e Bombeiros registou 50 ocorrências, com seis vítimas mortais. Entre os casos atendidos, destacam-se intervenções em acidentes de viação, que resultaram em quatro mortos e 19 feridos, além de incêndios de pequena dimensão, situações de emergência médica e casos de afogamento.
Migração e sistema penitenciário sem sobressaltos
No sector migratório, foram contabilizadas mais de oito mil entradas e saídas de cidadãos, bem como expulsões administrativas e retenções de estrangeiros em situação irregular.
Polícia Nacional considera situação de segurança pública estável
Ainda segundo Mateus Rodrigues, em termos gerais, a situação de segurança pública é estável, segura e tranquila. Nos próximos dias, prevê-se um aumento dos casos de acidentes de trânsito, pelo que se apela aos condutores a absterem-se de conduzir sob o efeito do álcool e ao respeito pelos limites de velocidade, para a prevenção de atropelamentos e acidentes fatais.









