A província de Cabinda conta, desde o dia 30 de Dezembro, com os primeiros médicos especialistas em medicina geral e familiar, que serão colocados nas comunidades a fim de mitigar os elevados casos de doenças que são registados naquele circuito populacional.
São, no total, 18 médicos que concluíram um ciclo formativo de três anos, com o apoio do Ministério da Saúde, incluindo formação e estágios em Luanda, Portugal, Brasil e Cuba, que irão garantir uma actuação integrada e contínua, orientada para as comunidades, abrangendo a abordagem clínica, a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o acompanhamento de grupos vulneráveis e a vigilância epidemiológica.
A cerimónia de apresentação dos aludidos profissionais de saúde, que decorreu nesta terça-feira, no Centro Cultural Chiloango, contou com a presença da governadora provincial de Cabinda, Suzana Abreu.
Na ocasião, a governadora destacou que a colocação dos primeiros médicos de medicina geral e familiar representa um reforço significativo dos cuidados primários de saúde, enquanto base de um sistema mais eficiente e próximo das populações.
Realçou ainda que, com a integração destes profissionais, Cabinda passa a beneficiar de um atendimento mais humanizado, maior capacidade de prevenção de doenças, melhor acompanhamento das patologias crónicas e respostas mais adequadas às necessidades reais das comunidades.
A Nova Zelândia, localizada na Oceania, no sudoeste do Oceano Pacífico, já está no ano de 2026, além da Austrália,...
Ler maisDetails









