David J. Kramer, di rector executivo do Instituto George W. Bush, em entrevista à Euronews (serviço grego), falou sobre o curso da guerra na Ucrânia, os limites da estratégia ocidental e os fatores que determinarão o seu desfecho
Segundo Kramer, a conclusão básica é clara: Vladimir Putin não está interessado em acabar com a guerra, a menos que isso leve à completa subjugação da Ucrânia à Rússia, à remoção do seu governo democraticamente eleito, ao reconhecimento internacional da ocupação russa dos territórios ucranianos e ao enfraquecimento da sua capacidade de se defender ou de determinar a sua orientação externa. Ao mesmo tempo, observa, os ucranianos continuarão a lutar, não por opção, mas por necessidade.
“A sua terra, a sua liberdade e as suas vidas estão em jogo”, sublinha, acrescentando que é pouco provável que os esforços da ad ministração Trump para pôr fim à guerra sejam compensados enquanto Putin continuar a ser o problema central – a menos que o Ocidente aumente substancial mente a pressão sobre Moscovo.









