O ano de 2025 está prestes a terminar e os 12 meses que decorreram deixaram distintas marcas que ficarão timbradas tanto na história de Angola como na memória dos angolanos, bem como de todos aqueles que testemunharam e vivenciaram cada momento. Trazemos, na presente edição, a cronologia dos momentos mais altos que, politicamente, marcaram o país
Janeiro
Os angolanos iniciaram o ano de 2025 com mudanças significativas na configuração político-administrativa do território nacional. O país que tinha 18 províncias passou a ter 21 províncias, fruto da nova divisão político-administrativa que entrou em vigor logo no primeiro dia do ano, 1 de Janeiro de 2025.
A nova divisão político-administrativa de Angola transformou o país de 18 para 21 províncias, de 164 para 326 municípios, e 378 comunas, com a criação das províncias de Icolo e Bengo, Cuando, e Moxico Leste com a finalidade de aproximar serviços, reduzir assimetrias regionais e promover o desenvolvimento harmonioso, conforme Decreto Presidencial e Lei aprovada.
A reforma visou ainda aproximar os centros de decisão dos cidadãos e promover o equilíbrio territorial, aumentar a eficiência na prestação de serviços públicos, acompanhar o crescimento populacional e clarificar limites geográficos.
Leia mais em









