Três casos de homicídio de mulheres, ocorridos em diferentes províncias do país nos últimos dias, voltaram a expor a gravidade da violência baseada no género. Os crimes aconteceram entre os dias 24 e 26 de Dezembro, em três províncias
Os dados constam dos relatórios que chegaram ao jornal OPAÍS, das autoridades das três províncias, nomeadamente Luanda, Cuanza- Sul e Bié. Os casos registados resultaram num total de cinco mortes, visto que num deles o acusado não apenas matou a esposa, como também a filha e a si próprio.
Este caso aconteceu na província do Bié, onde um cidadão nacional de 39 anos matou a esposa e a filha menor de idade antes de se suicidar, na aldeia Benvindo, município de Calucinga, na noite da ceia de Natal. Segundo informações do Serviço de Investigação Criminal (SIC), o homem terá agido assim por suspeitas de traição.
Ao regressar à casa e não encontrar a família, presumiu que a esposa estivesse com outro indivíduo. Quando a encontrou, agrediu- a violentamente com golpes de um banco de madeira na cabeça, provocando a sua morte imediata. Em seguida, estrangulou a filha menor e pôs termo à própria vida.









