O executivo angolano está a acelerar a execução das obras de infra-estruturas hídricas na província do Namibe, inscritas no quadro do programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA), com a intervenção em 43 barragens distribuídas pelos municípios da bibala, Camucuio, Sacomar, Virei e Lucira. O objectivo é reforçar o abastecimento de água às populações e ao gado, bem como apoiar as actividades agropecuárias na província
De acordo com o Ministério da Energia e Águas (MINEA), dono dos projectos, as obras registam diferentes níveis de execução física. Segundo o MINEA, no município da Bibala, por exemplo, onde decorrem intervenções em 21 barragens, os trabalhos apresentam um grau de execução na ordem dos 43 por cento.
Já no Camucuio, que concentra um total de 16 barragens em reabilitação, a execução situa-se em cerca de 10 por cento. Nos municípios do Sacomar, Virei e Lucira, onde estão a ser intervencionadas seis barragens, as obras atingem aproximadamente 64 por cento ção contra inundações, através da construção de pequenas barragens em alvenaria de pedra, o que deve aumentar a durabilida- de e a segurança das referidas infra-estruturas.
O Executivo sublinha que a escassez de água constitui, historicamente, um dos maiores desafios à sobrevivência humana e animal na região sul, sendo a recuperação e reabilitação de pequenas barragens uma das soluções mais eficazes com vista a mitigar os seus impactos.
Leia mais em








