O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) vai utilizar, pela primeira vez, moto-ambulâncias, durante a quadra festiva, a fim de garantir um atendimento pré-hospitalar mais rápido e eficaz em todo o país.
De acordo com o director-geral do INEMA, José Ecumba, devido ao mau-estado de algumas vias a nível do país, que impossibilita a mobilidade das ambulâncias, as motorizadas vão permitir chegar mais rapidamente ao sinistrado ou utente.
“Pela sua característica, tem uma mobilidade muito mais rápida. Vai o tripulante e mais um acompanhante, munidos de mochilas com medicamentos. Chegam ao local citado, fazem a avaliação primária e, se for necessário, fazem a administração de alguns fármacos e reanimação e depois contactam a ambulância que já estará em prontidão para levar o paciente”, salientou.
O responsável frisou que a instituição irá disponibilizar 15 postos fixos distribuídos a nível da província de Luanda, que vão funcionar 24/24 horas, proporcionando serviços de saúde mais próximo do cidadão.









