O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Uíge deteve, nesta segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025, um cidadão de 21 anos de idade, acusado de matar acidentalmente a sua sobrinha, de apenas sete anos, com um disparo de arma de fogo do tipo caçadeira artesanal.
O trágico incidente ocorreu no bairro Mbemba-Ngango, nos arredores da cidade do Uíge. Segundo informações avançadas pelo porta-voz do SIC-Uíge, Zacarias Fernando, o acusado encontrava-se no seio familiar quando entrou no quarto dos pais e manuseou uma caçadeira de fabrico artesanal que estava carregada. De forma acidental, a arma disparou, atingindo a menor, identificada como Dádiva da Purificação Óscar, na região do crânio.
A criança encontrava-se na cozinha, onde almoçava, e acabou por morrer no local, devido à gravidade dos ferimentos. Face à gravidade dos factos, o SIC procedeu de imediato à detenção do suspeito, que será apresentado ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes. As autoridades apelam à população para a guarda responsável de armas de fogo, sobretudo em ambientes familiares, de modo a evitar tragédias semelhantes.









