A ADPP Angola, sigla de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, uma ONG que actua em diversos sectores no país, procedeu ao lançamento, nesta quinta-feira, 18, no município de Calandula, do Projecto Fogareiros Melhorados para Comunidades Rurais, uma iniciativa que tem como propósito mudar a vida de várias famílias daquele município da província de Malanje.
O projecto, que conta com a parceria da Azule Energy, prevê a distribuição e monitorização de 330 mil fogareiros, dos quais trinta mil foram comprados e trezentos serão produzidos localmente, que prevê abranger as províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Huambo e Malanje.
Além da distribuição dos fogareiros melhorados, segundo uma nota de imprensa, o projecto inclui, também, formação profissional para jovens, criação de oportunidades de emprego sustentável e envolvimento das comunidades em actividades de protecção ambiental.
A iniciativa antevê beneficiar, de acordo com o documento enviada à nossa redacção, cerca de 200 mil famílias rurais, alcançando aproximadamente um milhão de pessoas. Acrescenta que, mais de 200 jovens serão empregados nos centros de produção de fogareiros e 120 artesãos locais treinados para produzir peças e fogareiros completos.
No ramo da educação, o informe avança que o projecto apoiará anualmente a formação de mil e 500 professores em formação e mil estudantes politécnicos, no âmbito da formação profissional.
A iniciativa está alinhada com o Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola (2023–2027) e reforça o compromisso da ADPP e da Azule Energy em apoiar soluções sustentáveis e inclusivas para o desenvolvimento rural e a mitigação das alterações climáticas em Angola.








