As autoridades sanitárias da província da Huíla mostram-se preocupadas com os casos de combinação de VIH com tuberculose, que afectam maioritariamente a população jovem que acorre ao Hospital Sanatório do Lubango.
A informação foi avançada pela responsável do Departamento de Formação e Investigação do Hospital Sanatório do Lubango, Denéise Miguel Kumbuessa, que afirmou que a combinação das duas patologias constitui a principal preocupação daquela unidade sanitária de referência regional.
Sem adiantar o número de casos registados, Denéise Miguel Kumbuessa revelou que a co-infeção por VIH e tuberculose afecta, sobretudo, jovens com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos.
“Nós temos registado muitos casos de VIH e tuberculose, principalmente na população jovem. O que torna a situação ainda mais preocupante são os casos de co-infeção. A tuberculose não é uma doença de idade. Costumamos dizer que é uma doença das minorias. Pessoas com um estilo de vida não apropriado, com poucas condições, nomeadamente no que diz respeito ao saneamento básico e à alimentação precária, são as que têm maior probabilidade de contrair a tuberculose”, afirmou.
POR: João Katombela, na Huíla









