Catorze, das 24 crianças inscritas na campanha de cirurgias cardíacas pediátricas, em curso no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), foram operadas com sucesso, segundo fez saber, neste domingo, 14, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Em declarações aos jornalistas, Sílvia Lutucuta, que mostrou satisfação pelos resultados já alcançados, considerou a campanha um importante ganho para Angola, classificando-a como um exemplo bem-sucedido de cooperação entre o Estado, organizações da sociedade civil e o sector privado.
Segundo um comunicado de imprensa daquele ministério enviado à nossa redacção, a ministra revelou, ainda, que algumas das crianças que foram operadas haviam sido, anteriormente, consideradas sem viabilidade cirúrgica por equipas estrangeiras, mas foram submetidas a intervenções com resultados positivos no CHDCP, o que, avança o documento, evidencia a evolução técnica e científica da aludida unidade sanitária.
”Nós estamos a ganhar escala. Temos especialistas nacionais com experiência em cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca a trabalhar lado a lado com equipas internacionais, que transferem conhecimento, promovem autonomia e permanecem na retaguarda para apoiar os casos mais complexos”, afirmou.
Subordinada ao lema “Novos Batimentos, Novos Sonhos”, a campanha, que decorre em parceria com a Global Cardiac Alliance, com início a 01 de dezembro e término previsto para o dia 20 do mesmo mês, é uma iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário, liderada pela primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, e prevê abranger até 24 crianças dos 15 meses aos 13 anos.
No decurso da visita, Sílvia Lutucuta, que se fazia acompanhar pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, pelo director-geral do CHDCP, Carlos Alberto Masseca e pela directora Clínica, Francisca Quifica, descreveu alguns dos casos clínicos tratados, incluindo transposição das grandes artérias, situações em que recém-nascidos apresentam os vasos sanguíneos trocados, bem como outras cardiopatias congénitas complexas.
Foram igualmente mencionados casos de comunicação interauricular e de tetralogia de Fallot, patologias caracterizadas por defeitos estruturais do coração, corrigidas com sucesso no âmbito da campanha.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, vai realizar, amanhã, uma visita de constatação à província...
Ler maisDetails









