A Selecção Nacional masculina estreou-se, esta quinta-feira, com derrota no torneio de voleibol de praia dos Jogos Africanos da Juventude, ao perder por 2-0 diante da Namíbia, numa partida disputada na Ilha de Luanda. No primeiro set, a formação angolana não conseguiu equilibrar o ritmo da partida e perdeu por 21-9. No segundo, apesar de alguma melhoria no serviço e na recepção, voltou a ceder, desta vez por 21-12.
O conjunto angolano entrou em campo sob grande expectativa, mas saiu com a sensação de que ainda há muito trabalho a fazer para alcançar o nível competitivo desejado.
Em declarações a este jornal, o seleccionador nacional, Mário Augusto, mostrou-se insatisfeito com o desempenho do grupo e apontou factores psicológicos como parte do problema.
Segundo o técnico, a estreia internacional acabou por pesar emocionalmente nos jovens atletas, condicionando a forma como encararam os momentos decisivos do jogo. “Não fizemos um bom jogo. Foi muita ansiedade.
É a primeira internacionalização para muitos deles e isso ressentiu-se no rendimento”, afirmou. Apesar da derrota, a equipa masculina terá oportunidade de se recompor já hoje, quando voltar à quadra para defrontar a selecção do Senegal.
Por sua vez, a formação feminina começa a sua caminhada na prova nesta sexta-feira, num duelo marcado para as 10:30, frente ao Botswana, em busca de uma entrada positiva no torneio. De realçar que participam no evento dezasseis países, todos determinados a alcançar um lugar de destaque no evento continental.
Por: Kiameso Pedro









