O Projecto de Fortalecimento da governação, designado Njila, já executou um total de 212 subprojectos, dentre os quais 45 de despesas de apoio ao desenvolvimento e 167 de investimentos públicos, durante o ano de 2025.
A informação foi avançada esta sexta-feira, 05, na Huíla, pelo secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão André.
Ao discursar na abertura da II Reunião Técnica Nacional do Projecto Njila, realizada pelo Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), o secretário de Estado informou que os 212 projetos estão avaliados em 32 milhões de dólares, sendo que deste valor, 4 milhões e 800 mil dólares correspondem às despesas de apoio ao desenvolvimento e 27 milhões e 200 mil dólares para as despesas do Programa de Investimentos Públicos.
Fernando da Paixão André esclareceu que o aludido projecto conta com um financiamento avaliado em 250 milhões de dólares, investidos pelo Banco Mundial, cujo objectivo, sublinhou, é que todos os participantes trabalhem em sintonia para que este investimento seja empregue em acções e projectos que impactam a vida dos cidadãos e das comunidades.
”O Projecto Njila visa, entre outros objetivos, aumentar o volume e a confiabilidade das transferências fiscais dos municípios, fortalecer as capacidades dos municípios na gestão financeira e fundiária, assim como garantir maior cobertura do Registo de Nascimento e da emissão de Bilhete de Identidade”, esclareceu.
A reunião de acertos, que decorre até amanhã na província da Huíla, faz parte de uma iniciativa enquadrada na dinâmica de monitorização e avaliação da implementação dos serviços da Administração Pública Central e Local do Estado.
A província do Cuanza Norte registou, nos primeiros nove meses do ano em curso, quinhentos e 42 casos positivos de...
Ler maisDetails









