A “Feira Municipal do Livro, Cultura e Turismo”, que seria realizada pela primeira vez no município do Mussulo, em Luanda, entre os dias 2 e 7 do corrente mês, foi adiada para os dias 26 e 31 de Janeiro próximo, segundo informou Manuel Castela Eduardo, sócio-gerente da empresa promotora do evento
Segundo Manuel Eduardo, o adiamento deve-se a uma melhor organização do evento, pois o objectivo é levar a feira a todos os municípios do país, de forma a promover o gosto pela leitura, impulsionar a valorização da cultura e o turismo local e, sobretudo, criar oportunidades para que a juventude expresse talentos e desenvolva competências práticas para melhor enfrentar o mercado de trabalho.
“A finalidade é realizarmos a feira nas 21 províncias que compõem o país. Queremos descentralizar o evento”, explicou. Organizada pela distribuidora Castelo das Edições, com apoio de instituições municipais e parceiros culturais, a iniciativa surge como um espaço de estímulo ao consumo de obras nacionais e valorização da produção artística e artesanal.
O evento, denominado “Femulivro”, trata-se de um espaço aberto e educativo, onde os citadinos se reúnem para celebrar a cultura angolana, bem como trocar experiências sobre vários temas, de forma a manter a interação entre os jovens e fortalecer a identidade local.
Durante seis dias, os participantes e expositores vão apresentar o seu trabalho ao público sem custos de participação, com a finalidade de aproximar leitores e autores, para a criação de oportunidades de negócios no sector cultural.
Spoken Word e sessão de cinema dominam o primeiro dia
Segundo o programa, a abertura da feira começa com a recepção dos participantes, no período matinal, e com o discurso a ser proferido pelo Administrador do Mussulo, Baudílio dos Santos Vaz. A cerimónia vai culminar com uma sessão de cinema ao ar livre, apresentada pela Geração 80.
Com um programa recheado de várias actividades culturais, o evento contará com um concurso de Spoken Word, promovido pela Livraria Kiela, palestras sobre a história de Angola, bem como aulas de Kizomba e Semba.
O evento inclui ainda uma oficina de escrita criativa, caça ao tesouro literário, criada pelos membros da Biblioteca de Rua da Ilha de Luanda; o “Feirantes em Cena”, onde cada participante terá a oportunidade de apresentar um projecto de sua autoria em dois minutos; além de um show geral, que vai incluir música, talentos e rompimento literário.









