A 57.ª edição da Assembleia Geral Anual da Associação Africana das Companhias Aéreas (AFRAA) arranca esta segunda-feira, 1, em Luanda, com a participação de mais de 600 delegados previstos, entre ministros, directores executivos e líderes internacionais do ecossiste- ma da indústria da aviação civil mundial
O evento, a decorrer nos dias 1 e 2 de Dezembro, sob o lema “Céus sustentáveis, África conectada”, é uma organização da companhia aérea de bandeira nacional TAAG, que no final do certame vai assumir a presidência rotativa da AFRAA, num reconhecimento de Angola no panorama da aviação africana e global, consolidando o seu posicionamento como um “hub” regional estratégico.
A assembleia tem como objectivos debater os desafios do desenvolvimento do transporte aéreo em África, estratégias para integrar o continente, fortalecimento das ligações económicas, soluções inovadoras para o sector, avanços tecnológicos, sustentabilidade e competitividade.
Para tal, os conferencistas vão abordar, no primeiro dia, temas como “A reinvenção radical para companhias aéreas africanas em meio a desafios contínuos”, “Es- tratégia de hub para a conectivi- dade intra-africana e global” e “A transformação da aviação em Angola”.
Já o segundo e último dia do evento reserva temas como “A Inteligência Artificial (IA) para o transporte aéreo – Casos reais que promovem a resiliência operacional e a segurança inteligente”, a par de várias mesas redondas e encontros de parcerias. Esse fórum, para além de discutir o quadro actual da aviação africana e o seu futuro, servirá para apresentar aos intervenientes do ecossistema da aviação os avanços de Angola nas infra-es-truturas, turismo, comércio e transportes, além de promover parcerias estratégicas para atrair novos investimentos para o país.
A Assembleia Geral Anual da AFRAA é o principal fórum da aviação africana, pois reúne líderes, especialistas e decisores para discutir os desafios e as oportunidades do sector. A AFRAA foi fundada em 1968 e conta com 48 membros, o que representa cerca de 85% do tráfego aéreo internacional do con-tinente, desempenhando um papel central na integração e fortalecimento do sector da aviação em África.
A mesma constitui uma organização dedicada à promoção da cooperação entre companhias aéreas africanas, defendendo os interesses do sector e a impulsionar o crescimento sustentável da aviação no continente. É composta por 48 membros, que representam mais de 85% do tráfego aéreo internacional do continente, desempenhando um papel central na integração e fortalecimento do sector da aviação em África.
Já a TAAG, companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente com um crescimento susten- tado, disponibiliza actualmente 13 destinos domésticos e 11 inter- nacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local.









