A turma das forças Armadas Angolanas falhou, ontem, o regresso à liderança do Girabola 2025/2026, mercê do empate (1-1) diante da Académica do Lobito, no estádio do Buraco, na conclusão da nona jornada
O conjunto rubro-negro entrou determinado a recuperar a liderança da 48.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2025/2206, mas encontrou pela frente um adversário organizado e com clara intenção de disputar os três pontos «olhos nos olhos».
O marcador foi inaugurado aos 34 minutos, por intermédio de Das Fáa, que aproveitou um apagão defensivo da turma militar. O golo sofrido abalou os sócios e adeptos e obrigou a equipa técnica a reajustar a estratégia. Pouco depois, a formação orientada por Filipe Nzanza começou a pressionar com maior intensidade, procurando espaços entre as linhas da turma lobitanga, que tentava manter a vantagem com um bloco compacto e transições rápidas.
Perto do intervalo, aos 44 minutos, o avançado Dago Tshibamba restabeleceu a igualdade. No reatamento, o desafio manteve- se disputado, mas ambas as equipas foram perdulárias no último terço do terreno.
Voz dos técnicos
Em declarações à imprensa, o treinador do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, mostrou-se satisfeito com o resultado, tendo justificado que o duelo foi de elevado grau de dificuldade. “Lutámos pelos três pontos e não conseguimos. Vamos levantar a cabeça e continuar a trabalhar. O árbitro teve um bom desempenho”, disse. Por sua vez, o técnico da Académica do Lobito, Sérgio Traguil, referiu-se nos seguintes termos: Penso que o empate ajusta-se. Foi um bom jogo. Não estamos bem na classificação, mas temos a certeza de que vamos terminar a prova numa boa posição”, revelou.
POR: Kiameso Pedro








