O XIV Congresso Ordinário da UNITA, que teve início na última sexta-feira, 28, vai encerrar este domingo, cujo ponto mais alto será a eleição do novo presidente do partido.
No certame disputam a liderança do partido Rafael Massanga Savimbi e Adalberto Costa Júnior, este último que concorre à sua reeleição.
No primeiro dia, o evento abriu com uma reunião da Comissão Política realizada à porta fechada e elegeu a Mesa do Congresso, o Presídio, a equipa de redacção, bem como as Comissões de Trabalho Especializadas.
No dia de ontem, foram realizadas sessões plenárias e reuniões em comissões, centradas na análise de documentos internos, incluindo propostas de estratégia e de organização partidária, bem como na fixação da lista dos delegados.
Sobre a UNITA
O partido foi fundado a 13 de Março de 1966 por Jonas Malheiro Savimbi. O primeiro Congresso decorreu entre os dias 10 e 13 de Março do mesmo ano, nas cercanias de Muangai, na província do Moxico.
Neste conclave, foi eleito presidente por unanimidade o líder fundador, que se manteve no posto até à sua morte em combate, a 22 de Fevereiro de 2002.
Durante o IX Congresso, o primeiro depois da morte de Savimbi, Isaías Samakuva foi eleito o segundo presidente do partido, sendo substituído oficialmente em 2019, após a suspensão do XIII Congresso, em 2017, que havia eleito Adalberto Costa Júnior, actual presidente e candidato à sua própria sucessão, tendo como oponente Rafael Massanga Sakaita Savimbi, um dos filhos do líder fundador da formação política.









