EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Presidente da República, João Lourenço:“O país vai passar a produzir fertilizantes. Isso significa mais indústria, mais empregos e mais impacto económico”

João Feliciano por João Feliciano
28 de Novembro, 2025
Em Política
Carlos Augusto

Carlos Augusto

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou nesta quinta-feira, no Soyo, que a nova Fábrica de Tratamento de Gás marca o início de uma nova etapa para o país, ao garantir a produção de gás não associado e abrir caminho para mais emprego, mais indústria e maior contribuição para a economia nacional

Poderão também interessar-lhe...

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

O Chefe de Estado inaugurou ontem, no município do Soyo, província do Zaire, a primeira infra-estrutura do país dedicada à produção e transformação de gás não associado — um passo que classificou como “um marco no processo de transição energética” e uma oportunidade rumo à diversificação da economia nacional.

João Lourenço, que falava em conferência de imprensa após descerrar a placa e cortar a fita que marca a inauguração desta importante e imponente infra-estrutura, recordou que o país “foi sempre um grande produtor e exportador de petróleo”, mas que enfrentava limitações no sector do gás por depender essencialmente do gás associado. Segundo explicou, a viragem começou com as decisões tomadas em 2018 e 2019.

“Criámos uma legislação que protegesse os investidores e, no ano seguinte, formámos o novo consórcio. Com estas duas medidas, temos aqui o primeiro resultado; começamos a produzir e a transformar gás não associado”, disse. O Presidente afirmou que as jazidas ao longo da costa onde se acha a nova Fábrica de Tratamento de Gás do Soyo garantem maior capacidade de produção e colocam Angola num mercado internacional onde o gás “tem grande procura, é menos poluente e tem bom preço”. Por isso, considerou que os benefícios para o país “são bastante promissores”.

Emprego e novas indústrias

Questionado sobre o impacto directo para a população, João Lourenço apontou o emprego como o primeiro grande ganho. “Já durante a construção foram admitidos muitos jovens angolanos. E virá muito mais emprego”, reiterou o Titular do Poder Executivo. Ademais, anunciou que o gás produzido nesta unidade vai alimentar uma futura fábrica de fertilizantes no mesmo município, o que, segundo o Presidente, será crucial para o desenvolvimento da agricultura. “O país vai passar a produzir fertilizantes. Isso significa mais indústria, mais empregos e mais impacto económico”, notou.

Quanto aos efeitos sociais, o Presidente da República afirmou que os novos empreendimentos terão também impacto directo na vida das famílias, ao sublinhar que “quem conseguir emprego nestas unidades tem família”. “Vamos melhorar a vida não de uma pessoa, mas de várias. Sempre que surge uma indústria, contribuímos para a melhoria das condições de vida de centenas ou milhares de famílias”, disse A inauguração da Fábrica de Tratamento de Gás reforça, segundo João Lourenço, o compromisso do Executivo com a transição energética e com a criação de oportunidades económicas além do petróleo.

“O gás que move o futuro não espera pelo sol — Angola dá hoje um passo histórico” Já o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, afirmou que o início das operações do novo Consórcio de Gás confirma a determinação de Angola na consolidação da sua soberania energética, aceleração do processo de industrialização e a transformação do gás natural num motor para o desenvolvimento económico e social do país.

No evento, que iniciou sob alguma chuva, Diamantino de Azevedo enfatizou, perante o Presidente da República, e em resposta ao governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que “em Angola, o gás que move o futuro não espera pelo sol”. O titular do pelouro do Petróleo e Gás sublinhou que a inauguração do novo consórcio — que integra as plataformas Quiluma e Maboqueiro, um sistema de transporte de 50 quilómetros e a nova planta de tratamento em terra representa um marco estratégico para o país.

O ministro recordou que esta é a primeira infra-estrutura dedicada ao gás natural não associado ao petróleo no país, alcançada seis meses antes do previsto, e que traduz “a afirmação de Angola como um país que avança com determinação para o desenvolvimento sustentável, para a diversificação económica e para a soberania energética”.

Diamantino de Azevedo sublinhou também que o projecto cumpre as orientações directas do Presidente João Lourenço, que determinou a transformação do gás natural num pilar da industrialização nacional. “Durante anos queimámos gás associado ou reinjetámo-lo. O gás não associado continuava sem desenvolvimento por falta de legislação. Hoje invertemos definitivamente esse quadro.”

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

PGR formaliza acusação contra Higino Carneiro por peculato e branqueamento de capitais

por João Feliciano
23 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, esta quarta-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.