Com o objectivo de acelerar as acções transformadoras para aprimorar os resultados de aprendizagem, o profissionalismo docente, a inovação digital, a aprendizagem fundamental e a integração regional na educação em todo o continente, os representantes dos Estados-Membros da união africana debateram o lançamento da estratégia Continental de educação para a África (Cesa 26-35)
Os Estados-membros da União Africana e parceiros encerram, hoje, a reunião técnica sobre o desenvolvimento de um quadro de monitoramento da aprendizagem fundamental em âmbito continental africano e o lançamento da Estratégia Continental de Edu- cação para a África (CESA 26-35): arquitectura de clusters, indicadores de desempenho e mecanismos de reporte.
O encontro, que decorre desde ontem, 25 de Novembro, encerra hoje na Sede da União Africana, Adis Abeba, Etiópia, e reuniu altos funcionários dos Ministérios da Educação dos Estados-membros da União Africana e parceiros como a ADEA, UNESCO, Banco Mundial, AFECN, agências bilaterais e multilaterais e organizações da sociedade civil.
Com base nos compromissos assumidos na Cimeira para a Transformação da Educação (TES) em 2022 e na Declaração de Nouakchott de 2024, a União Africana (UA) e os seus parceiros priorizaram o estabelecimento de um mecanismo continental de responsabilização para monitorizar Com base nos compromissos assumidos na Cimeira para a Transformação da Educação (TES) em 2022 e na Declaração de Nouakchott de 2024, a União Africana (UA) e os seus parceiros priorizaram o estabelecimento de um mecanismo continental de responsabilização para monitorizar
Objectivos
O lançamento da Arquitectura de Clusters e Indicadores de Desempenho da Estratégia Continental de Educação para a África (CESA 26-35) visa fortalecer a coordenação continental, alinhando clusters temáticos, indicadores de desempenho harmonizados e mecanismos de reporte para impulsionar a implementação baseada em evidências da CESA 26- 35 e da Década da Educação da UA (2025-2034).
Esse alinhamento estratégico aumentará a coerência entre os Estados-membros e parceiros, melhorará a responsabilização pelos resultados e vai acelerar acções transformadoras para aprimorar os resultados de aprendizagem, o profissionalismo docente, a inovação digital, a aprendizagem fundamental e a integração regional na educação em todo o continente.
A reunião técnica sobre o Desenvolvimento de um Quadro Continental Africano de Monitoramento da Aprendizagem Fundamental e o Lançamento da Arquitectura de Clusters, Indicadores de Desempenho e Mecanismos de Relatórios da Estratégia Continental de Educação para a África (CESA 26-35) é organizada pelo Departamento de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ESTI), pela Comissão da União Africana e seus parceiros.
O objectivo geral da reunião técnica é validar e lançar o Quadro de Monitoramento da Aprendizagem Fundamental Continental Africana e a Arquitectura de Indicadores e Clusters CESA 26–35 para fortalecer o monitoramento baseado em evidências, a coerência das políticas e a responsabilização colectiva entre os Estados- Membros. O encontro vai ainda identificar e acordar metas, parâmetros e indicadores continentais comuns para a aprendizagem fundamental, alinhados com a CESA 26–35 e a Agenda 2063.









