O XIV congresso da UNITA, que vai decorrer de 28 a 30 deste mês, vai na sua fase derradeira, com os candidatos a intensificarem os últimos acertos para o “taco-a-taco” que deverá definir o novo líder da unitA e, consequentemente, o cabeça de lista para as eleições gerais de 2027
Nesta corrida, em que estão Rafael Massanga Savimbi e Adalberto Costa Júnior, reinam diversas expectativas, uma vez que este Congresso é considerado como um dos mais concorridos e expectan-tes, numa fase em que a UNITA, com Adalberto Costa Júnior, elevou a fasquia de deputados no último pleito.
Sob o lema “Todos Contam” e “Para Frente Sempre”, Massanga Savimbi, que figura como candidato número 1 no boletim de voto, encerrou a sua campanha no último sábado, 22, na província do Huambo. De acordo com a mandatária do candidato, Amélia Judith, que falava ontem ao Jornal OPAÍS, concluída que está a campanha eleitoral do seu candidato, o grupo estará de regresso a Luanda para projectar os próximos passos, uma vez que se avizinha o Congresso.
“A nossa campanha terminou na província do Huambo. É chegado o momento do nosso balanço, que deverá definir os passos subsequentes, sendo que se avizinha o Congresso”, afirmou. Amélia Judith explicou que o grupo, apesar de já ter feito a sua campanha na capital do país, deverá, nos próximos dias, intensificar o trabalho, uma vez que Luanda é o local com maior número de delegados.
“Já trabalhamos em Luanda, mas vamos intensificar o trabalho com vista à vitória, sendo que Luanda é a província com maior número de delegados”, destacou. Quanto às expectativas para o Congresso, Amélia Judith Ernesto sublinhou estar confiante na vitória do seu candidato, a quem considerou durante a entrevista como o “próximo presidente da UNITA”. “As expectativas são positivas e posso lhe dizer que Massanga Savimbi é o vencedor deste Congresso”, vincou.
Na província do Huambo, onde encerrou a campanha no último sábado, Massanga Savimbi apelou aos militantes do partido a primarem por princípios como a unidade e coesão no seio do partido, pois este será o motor impulsionador para preparar a alternância em 2027.
ACJ reitera importância da implementação das autarquias durante a campanha Já Adalberto Costa Júnior, que aparece no boletim de voto como candidato número 2, esteve, igualmente, no sábado, na província do Moxico, onde, diante de militantes, reiterou e exortou o Executivo a considerar urgente a questão da implementação das Autarquias Locais.
O político sublinhou, ainda, que, caso seja reeleito à presidência do partido, vai continuar a levar para a Assembleia Nacional propostas que visem a discussão da implementação das Autarquias Locais. Reiterou que este modelo de governação deverá envolver uma participação activa da população na definição das políticas públicas, com vista ao desenvolvimento do país. O político, que também concluiu a campanha eleitoral, garantiu que, caso chegue à presidência do país, o ensino em Angola será gratuito, isto é, do primário ao superior.









