O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, enalteceu, neste sábado, em Joanesburgo, África do Sul, a importância e o carácter fundamental da Cimeira do G20 para a renovação e o reforço dos compromissos colectivos multilaterais, em prol do avanço de um desenvolvimento global equitativo.
João Lourenço, que falava no segundo painel subordinado ao tema “Um Mundo Resiliente— A Contribuição do G20 Para a Redução do Risco de Catástrofes, Alterações Climáticas, Transições Energéticas Justas, Sistemas Alimentares” disse, também, que a recuperação global após a pandemia da COVID-19 realçou a importância de um mundo resiliente. Contudo, o planeta e as populações continuam a enfrentar efeitos e impactos catastróficos do aquecimento global.
Na qualidade de Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço sublinhou que as alterações climáticas são uma realidade e têm vindo a afectar gravemente a segurança alimentar ao perturbarem os sistemas alimentares, para além de gerarem conflitos e provocar deslocações de pessoas, agravando ainda mais a crise humanitária existente.
Referiu que aplaude as abordagens inspiradas na filosofia africana sobre Segurança Alimentar e Nutrição, enaltecendo a liderança da Presidência sul-africana no avanço da agenda global de segurança alimentar e nutricional através da criação deste Grupo de Trabalho.
“Considero que o G20 deve reafirmar o seu firme compromisso com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e o Acordo de Paris e mobilizar esforços para acelerar a plena implementação de todos os objectivos, metas e mecanismos acordados, especialmente no que respeita ao Financiamento Climático”, anotou.









