Decorrem, neste momento, no hotel Internacional, em Luanda, os trabalhos preparativos do primeiro Fórum dedicado à Juventude e à Sociedade Civil da União Africana (UA) e da União Europeia (UE), iniciativa que acontece até amanhã e que antecede a 7.ª Cimeira UA-UE, marcada para os dias 24 e 25 deste mês.
O encontro, cuja abertura oficial está prevista para logo mais, às 14 horas, pela secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, reúne jovens e organizações da sociedade civil de ambos os continentes com vista a produzir recomendações que serão posteriormente entregues aos Chefes de Estado e de Governo
Durante dois dias de debates, com painéis temáticos e sessões interativas, vários representantes de mais de 100 organizações africanas e europeias vão analisar os desafios comuns das suas regiões e procurar consensos visando fortalecer a parceria estratégica UA-UE, alinhada com a Visão Conjunta 2030 adoptada em 2022.
O Fórum acontece na sequência do sucesso do Fórum Ministerial UE-UA sobre Sociedade Civil e Juventude, realizado em 20 de Maio de 2025, em Bruxelas. Em Luanda, os participantes aprofundam temas como o investimento, transição digital, paz e segurança, além de abordarem o Pacote de Investimento Global Gateway África-Europa, uma das prioridades europeias para o continente africano.
Amanhã, no segundo dia de trabalhos, as organizações finalizam as propostas conjuntas que serão apresentadas oficialmente na cerimónia de abertura da 7.ª Cimeira UA-UE, no dia 25. Posteriormente, será divulgada ao público uma declaração conjunta, com vista a reforçar o papel vital que a juventude e a sociedade civil desempenham nas relações UE-África — um compromisso já expresso na Visão Conjunta UE-UA 2030, na declaração final da 6.ª Cimeira UA-UE e no Acordo de Samoa, assinado em 2023.
A parceria entre África e Europa celebra 25 anos este ano, desde a primeira Cimeira África-UE, realizada no Cairo, Egipto. A UE continua a ser a principal parceira africana em matéria de paz e segurança, transição energética, comércio, investimento e transformação digital. O encontro de Chefes de Estado e de Governo, previsto para 24 e 25 de Novembro em Luanda, deverá traçar novas linhas de cooperação face aos desafios globais emergentes.









