Sob o tema “Inteligência Artificial, Telecom e meios de pagamento”, a revista Economia e Negócio (E&M) realizou ontem, em Luanda, a 8.ª Conferência sobre transformação digital, na qual se destacou como desafio primário o investimento no capital humano
Sérgio Lopes, o Chief Executive Officer (CEO) da New Cogito, detalhou os desafios da formação sobre a Inteligência Artificial (I.A), alegando que se deve começar pelas pessoas, já que, no seu entender, elas têm de capacitar-se naquilo que é a I.A. Não basta conhecer o que é, é necessário sermos responsáveis na sua utilização.
Isso implica também conhecer, no contexto nacional, a Lei de Protecção de Dados, a Lei de Comunicação Electrónica e, mais recentemente, a proposta de lei para regular a Inteligência Artificial.
Num panorama mais abran- gente, e na região, em particular, conhecer o que está a acontecer na União Africana (UA) e na SADC é o que recomenda Sérgio Lopes, para quem não é menos importante documentar-se sobre a realidade no planeta, designadamente ao nível da Europa, nos Estados Unidos da América e na China, que já possuem regulamentação própria e que podem ajudar a seguir as boas práticas.









