Por conta do preço, uma lata custa 21 mil kwanzas (leite Nido), o produto começa a ficar distante do pequeno almoço dos cidadãos
Segundo o economista Constantino Paulo, uma lata de leite (Nido), uma das marcas mais consumidas pelos angolanos, custa actualmente 21 mil kwanzas, apesar de haver preferências mais económicas. O economista adiantou que o país gasta, anualmente, 65 milhões de dólares para importação de leite, no entanto defende a existência de mais empresas no sector para superar o défice.
Por isso, os dados apontam para um consumo anual de 180 milhões de litros de leite, sendo que a produção interna cobre apenas 5%. A pesquisa aponta Pesquisa do OPAIS, aponta o surgimento de novos projectos tais como a modernização da Lactiangol, cooperativa de leite de Camabatela, na província do Cuanza Norte, um investimento orçado em 80 milhões de dólares e a Fazenda de Tundavala, na Huila. “Beber leite em Angola é ainda um luxo, o preço é altíssimo”, disse Edgar Custódio.
Entretanto, há pacotes de 200 até 800 kwanzas e o leite condensado que vai de 500 a 1 500 kwanzas. Desafio do Executivo no PND Produção interna do leite Aumentar a auto-suficiência de produção pecuária, para se atingir a auto-suficiência é um dos propósitos do Plano Nacional de Desenvolvimento ( PND), 2023-2027.
Leia mais em









