A Polícia Nacional de Angola garantiu, nesta Quinta-feira (13), que a realização do amistoso entre a seleção nacional e a Argentina vai num ambiente tranquilo e de segurança. Para o evento desportivo, a ter lugar no Estádio 11 de Novembro, foram mobilizados cerca de 3000 agentes da Polícia Nacional
Em conferência de imprensa, realizada nas instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o superintendente-chefe Lázaro Conceição garantiu que, até o momento, a situação de segurança pública na província de Luanda é estável e calma. Porém, fez saber que, caso haja alguma situação que altere a segurança pública, a Polícia está em prontidão para dar resposta ao problema, com meios e dispositivos que tem à sua disposição.
Por ser um evento que mobiliza um total de 48.000 pessoas no estádio (lotado) este é caracterizado, pelas forças de segurança, como de alto risco. Os portões do estádio estarão abertos a partir do meio-dia, e, caso queiram ir antes, os espectado res não terão acesso ao local.
A Polícia fez saber que foi definido um sistema de mobilidade de apoio aos espectadores. “Vamos efectuar revistas rigorosas à entrada do estádio, por isso, queremos apelar às pessoas que forem para o estádio a não levarem pastas ou volumes sob pena de verem o seu acesso negado por transportarem objetos proibidos, contundentes e cortantes que possam constituir perigo para a integridade física dos outros participantes no estádio.
Entretanto, a Polícia não se responsabilizará pelos meios que forem retidos na portaria do estádio ”, asseverou o superintendente-chefe Lázaro Conceição. O acesso ao estacionamento do estádio estará condicionado, e só terão acesso as viaturas que têm livre-trânsito, ao passo que as que não tiverem o documento poderão encontrar estacionamento disponível na Arena do Kilamba e nos espaços adjacentes à Arena do Kilamba, para depois caminhar a pé até o estádio. Além disso, só poderá chegar junto ao estádio as pessoas que tiverem bilhetes, caso contrário, haverá verificação preliminar de bilhetes.
No que toca ao trânsito rodoviário, a Polícia Nacional afirmou sobre os desvios que se fazem hoje sentir a fim de facilitar a mobilidade pedestre. E não obstante, garantiu o estabelecimento de uma rede de transportes públicos como um reforço no número de carreiras dos distintos municípios para o local do evento, pelo que as carreiras têm como término a 500 metros do local do evento e as pessoas poderão caminhar a pé até os portões de acesso.
Até o dia de ontem, altura em que se realizou a conferência de imprensa, havia garantias, por parte da Polícia Nacional, de não haver qualquer registo de ameaça à segurança pública durante o período de asseguramento aos 50 anos de independência.
Por fim, o órgão de segurança pública realçou também sobre os serviços comerciais disponíveis no interior do estádio, sendo que todos os operadores e agentes comerciais que têm estabelecimentos no estádio têm até às 14 horas para serem credenciados e colocarem os seus produtos.
Passado este horário, estarão proibidos de o fazer, ao passo que, os que o fizerem atempadamente, verão controladas todas as vendas e devidamente orientados e fiscalizados. “Esperamos que este espetáculo seja um espetáculo de todos nós, que todos os espectadores tenham consciência da sua participação na segurança coletiva”, atirou o superintendentechefe da Polícia Nacional Lázaro Conceição.









