O presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, transmitiu as suas mais sinceras felicitações ao Governo e ao povo da República de Angola por ocasião do 50.º aniversário da independência do país.
De acordo com o site da União Africana, consultado pela ANGOP nesta terça-feira, o presidente da CUA descreveu o jubileu de ouro como um momento de orgulho para todos os africanos, que marca cinco décadas de soberania, resiliência e progresso notável de Angola.
Prestou homenagem à coragem e à unidade do povo angolano, recordando o papel histórico de Angola na luta contra o apartheid e o colonialismo, que contribuiu decisivamente para a libertação da África Austral e para o avanço da liberdade em todo o continente, lê-se.
Mahmoud Ali Youssouf elogiou o compromisso inabalável de Angola com a integração continental e a transformação económica, nomeadamente o seu papel activo nos investimentos no desenvolvimento de infra-estruturas regionais e na promoção da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) como motor do crescimento inclusivo e da prosperidade partilhada.
Destacou ainda a importância especial deste marco, uma vez que João Lourenço, Presidente da República de Angola, ocupa actualmente o cargo de presidente da União Africana.
Mahmoud Ali Youssouf elogiou a firme liderança do Presidente Lourenço na promoção da paz e da estabilidade na região dos Grandes Lagos e no apoio aos esforços de diálogo e mediação para a resolução do conflito no Sudão.
A Comissão da União Africana reafirma a sua solidariedade com o Governo e o povo de Angola, que celebram esta ocasião histórica e olham para um futuro mais pacífico, próspero e unido em África, guiados pelas aspirações da Agenda 2063.









