O sistema marítimo e portuário angolano tem apresentado progressos significativos no que os padrões de políticas internacionais dizem respeito, após registar uma redução de 37, em 2024, para 15 não conformidades, em 2025, na auditoria obrigatória ao Estado feita pela Organização Marítima Internacional (OMI).
A auditoria conduzida por três peritos da OMI, durante cinco dias, serviu para aferir o grau de conformidade técnica e eficácia do sistema marítimo e portuário nacional. Durante o período de análise, foram avaliadas a implementação das principais convenções ratificadas por Angola, nomeadamente STCW, MARPOL, LOAD LINES, SOLAS, COLREG e TONNAGE, que definem os padrões globais para a segurança e sustentabilidade no mar.
De acordo com uma nota de imprensa da Agência Marítima Nacional, ao concluírem o trabalho, os peritos destacaram o progresso alcançado pelo nosso país e encorajaram para que se continue a primar pelo caminho da consolidação institucional e de cumprimento integral dos padrões internacionais, para se afirmar como referência marítima a nível regional e global.
Decorre, neste momento, na Praça da República, o desfile militar que envolve os vários departamentos das forças da ordem e...
Ler maisDetails









