Angola e a Índia estabelecem novos caminhos para o reforço da cooperação bilateral, com a troca de visitas ao mais alto nível e assinatura de novos instrumentos jurídicos. A Chefe de Estado indiana encontra-se na capital angolana, Luanda, onde vai trabalhar até o dia 12 de Novembro
A Presidente da República da Índia, Daupadi Murmu iniciou, ontem, uma visita de Estado à República de Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço. Depois da sua chegada ao Palácio Presidencial, foi recebido com as devidas honras militares, mantendo, de seguida, um encontro com o Presidente João Lourenço, para as conversações oficiais entre as duas delegações.
Nas conversações, os dois Chefes de Estado passaram em revista o estado das relações e da cooperação bilateral, identificando novos caminhos para a diversificação e o reforço da cooperação bilateral.
O Presidente da República, João Lourenço, considerou, na ocasião, que a visita da Presidente da Índia à República de Angola acontece numa altura em que ambos os países reconhecem a importância das relações de amizade que mantêm desde 1979 e a necessidade do reforço da cooperação bilateral.
O Chefe de Estado angolano fez um apelo para que as novas áreas de interesse comum, que os dois países têm vindo a identificar nos últimos tempos, entrem em funcionamento já nos próximos tempos.
“Precisamos fazer as coisas acontecerem. Ficamos muito tempo sem que tivessem havido visitas ao mais alto nível; agora que estão acontecendo, precisamos que, ao nível dos responsáveis dos Ministérios, implementem os entendimentos que estão espelhados nos acordos e memorandos que foram assinados, quer em Nova Delhi, quer em Luanda”, disse.
Avançou que Angola está particularmente interessada em cooperar com a Índia no sector da saúde, uma área em que a Índia é bastante forte, não apenas pela qualidade dos seus médicos, mas sobretudo na possibilidade de os médicos e especialistas angolanos iniciarem formação, quer na licenciatura ou pós-graduação, nas universidades indianas, facto que seria bastante relevante nesta altura em que Angola está a construir o seu primeiro hospital especializado em oncologia.
O Presidente João Lourenço manifestou ainda o desejo de ver mais investidores indianos do sector privado montarem fábrica de produção de medicamentos e vacinas para o consumo humano em solo angolano
. O Chefe de Estado angolano reconheceu ainda o potencial da Índia no sector das telecomunicações e tecnologias de informação, da indústria aeroespacial, e manifestou o desejo de Angola aproveitar a experiência da Índia neste domínio. O interesse foi também despertado no sector da defesa, em que referiu que a Índia deu saltos significativos com o uso das novas tecnologias na produção de armamento.
Uma parceria baseada na confiança mútua
Por seu turno, a Presidente da República da Índia, Draupadi Murmu, felicitou Angola pela sua liderança na União Africana e enalteceu o facto de os dois países estarem a assinalar 40 anos de estabelecimento das relações diplomáticas.
“A parceria entre Angola e a Índia baseia-se em confiança mútua, no respeito e visão partilhada para a prosperidade dos nossos povos. Estamos a trabalhar estritamente no sentido do reforço da nossa cooperação bilateral e no intercâmbio de ideias sobre questões globais de interesse mútuo”, disse Draupadi Murmu.
A Chefe de Estado indiana fez saber ainda que os dois países decidiram diversificar cada vez mais os laços comerciais em áreas como a saúde, agricultura, tecnologias, bem como no intercâmbio de povo para povo, e acredita que a sua visita a Angola poderá reforçar os laços de cooperação e de amizade entre a Índia e Angola.
Cooperação parlamentar
No que respeita à cooperação parlamentar, a presidente indiana sublinhou que a Índia, enquanto maior democracia do mundo, espera reforçar a cooperação parlamentar com Angola para a troca permanente de experiências.
Novos acordos reforçam a cooperação
Depois dos três últimos acordos assinados por ocasião da visita de Estado do Presidente João Lourenço à República da Índia, no mês de Maio do ano em curso, os dois Chefes de Estado testemunharam, ontem, a assinatura de mais cinco novos acordos, que se destacam em áreas como pescas e recursos marinhos, agricultura, transportes, entre outros sectores que irão conduzir e reforçar, nos próximos tempos, a cooperação entre os dois países.
De salientar que a Presidente da Índia fica em Angola até ao dia 12 de Novembro, e irá participar, amanhã, 11 de Novembro, no Acto Central das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional.
O programa da visita da Presidente da Índia prevê para hoje a sua participação na Assembleia Nacional, onde irá discursar numa sessão solene a ser realizada em sua homenagem.









