O ciclista do Interclube, Dário António, venceu esta quinta-feira a prova de contra-relógio individual de 30 quilómetros, mantendo uma média de 52 km/h, no troço entre Cabeça de Cobra e Cavuge, município do Soyo, província do Zaire.
Com esta vitória, alcançada na sétima e antepenúltima etapa da Volta a Angola em Bicicleta Alberto da Silva Pepino 2025, o atleta voltou a assumir a liderança da competição, destronando o companheiro de equipa Bruno Araújo, anterior detentor da camisola amarela. Dário António havia também triunfado nesta mesma etapa contra-relógio, no mesmo percurso, durante a edição 2024 da prova.
A edição 2025 da Volta a Angola conta com 177 ciclistas, provenientes de 13 países, 12 africanos e um europeu (Portugal), além de 11 equipas nacionais.
A competição começou no dia 30 de Outubro, na província do Namibe, e termina no próximo dia 9 de Novembro, em Luanda. Em declarações à imprensa, o líder manifestou satisfação pelo desempenho e projectou uma etapa difícil entre Soyo e Nzeto, com 150 quilómetros, mas garantiu que a equipa está preparada para defender a liderança.
O atleta soma já duas vitórias em igual número de etapas de Volta a Angola em Bicicleta e luta pela terceira, atribuindo o sucesso ao trabalho individual e colectivo. Por seu turno, o director da prova, Osvaldo Manuel, destacou o domínio das equipas angolanas na competição, acreditando que o país poderá posicionar-se entre as três melhores nações africanas da modalidade.
A Volta a Angola 2025 saiu de Moçâmedes (Namibe) e já passou por Lubango (Huíla), Benguela e Porto Amboim (Cuanza-Sul), chegando agora ao Zaire, com as próximas etapas a ligarem Soyo/ Nzeto, Nzeto/Caxito (Bengo) e Caxito/Luanda. A presente edição da prova Volta a Angola visa também assinalar os 50 anos da Independência Nacional, que o país comemora no próximo dia 11 de Novembro.
Por: Kiameso Pedro









