Durante o período do 14.º Plano Quinquenal (2021- 2025), o número de trens de carga China-Europa que passaram pelo Porto de Erenhot, o maior porto terrestre entre a China e a Mongólia, ultrapassou 15 mil, de acordo com a Alfândega de Hohhot, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Como o único porto de trânsito para o “corredor central” da rede de trens de carga China-Europa, Erenhot opera actualmente 74 rotas conectando mais de 140 cidades e estações na Ásia e na Europa.
A alfândega informou que a estrutura de exportação foi optimizada, com mercadorias de alto valor, como automóveis, máquinas e electrônicos, representando mais de 40% dos embarques.
As autoridades alfandegárias aumentaram a eficiência por meio de sistemas de supervisão inteligentes. “Essas medidas garantem o crescimento estável dos trens de carga”, disse Li Dawei, funcionário da alfândega do Porto de Erenhot.
Nos primeiros três trimestres deste ano, o número de trens de carga China-Europa de entrada e saída que passaram pelo Porto de Erenhot atingiu 2.904, um aumento de 11,4% em termos anuais, segundo dados da alfândega.









