Acreditamos que o amistoso que se avizinha entre a seleção dos Palancas e a seleção La Albiceste será, indubitavelmente, uma estupenda aula magna sobre o futebol. Provavelmente a FAF – Federação Angolana de Futebol, já tenha comprado os cadernos e os estojos para os jogadores dos Palancas Negras. Agora é só levar atenção, humildade e lapiseira azul (a preta às vezes falha).
Os jogadores da seleção dos Palancas terão de anotar como se fazem passes curtos, médios e longos. Terão de escrever que, no jogo sério e de extrema responsabilidade, não se deve prender a bola, dar anda e pára e esperar que os adeptos aplaudam. Não deve prender a bola desnecessariamente para ganhar atenção da TPA – Televisão Pública de Angola, e da RNA – Rádio Nacional de Angola.
Nesta aula magna, aprendam o que é, de facto, visão de jogo e, claro, anotem os movimentos de desmarcação, abertura da linha de passe e momentos marcantes de contra-ataques que parecem filmes de acção: rápidos, precisos e objectivos. Gibelé, Chico Banza, Ary Papel, Zito Luvumbo, Milson, Maestro, se o MESSI jogar, observem-no, façam anotações e, com humildade, aprendam com o delegado da aula, o La Pulga. Trata-se de sair de lá sabendo mais futebol do que quando entraram.
Se perderem neste confronto, lembremse do mais velho Filipe Nzanza: “Vamos levantar a cabeça.” Quem sabe, com esta experiência, poderão se tornar mais fortes e serão imbatíveis no campeonato das nações africanas em Marrocos? Entretanto, não joguem com medo e receio. Também não façam turismo no campo. Jogar contra Argentina não é um castigo, é uma oportunidade de crescer futebolisticamente.
Ah, e atenção: na aula magna não há intervalo com pão, chouriço e sumo. É pressão do início ao fim. Cabeça fria, pés quentes e nada de inventar fintas novas só para humilhar os “mundeles”. Tal como disse um angolano: “Argentina pode jogar bué, mas se o Gibelé ou o Ary Papel der um anda e pára ao MESSI, ganhamos.”
Para concluir, nossos craques da seleção dos Palancas Negras, no dia 14 de Novembro, o dia do tão aguardado jogo, apesar de ser um amistoso, mas será uma partida histórica, pois a seleção La Albiceleste, a Argetina, foi a vencedora do Último Mundial de Futebol (FIFA World Cup), realizado no dia 20 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022, no Catar, que por sinal, foi o primeiro Mundial realizado no Médio Oriente e o primeiro no inverno (Hemisfério Norte).
Um Mundial em que MESSI brilhou e foi eleito o melhor jogador do torneio. Por outro lado, o jogo será especial, porque Angola jogará contra uma das primeiras seleções mundiais já classificada no Mundial de 2026, que será realizada nos Eatados Unidos da América, no Canadá e no México.
Por: LUTINA SANTOS









