A República de Angola realizou, hoje, a oitava e última cerimónia de condecorações alusiva aos 50 anos de Independência, encerrando oficialmente o ciclo de distinções às figuras que contribuíram de forma relevante para a construção da Nação angolana.
A cerimónia, como de costume, foi orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, e distinguiu 188 individualidades nas classes de Honra, Independência e Paz e Desenvolvimento.
Na Classe de Honra, foram distinguidas 40 personalidades, com destaque para o segundo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que soma agora um total de três condecorações, tendo recebido mais duas no dia de hoje.
Além do antigo Estadista, João Lourenço distinguiu igualmente figuras como Nelson Mandela, Xi Jinping, Samora Machel, Fidel Castro, Alpha Condé e várias outras individualidades.
Na Classe Independência, o destaque recai sobre os signatários dos Acordos de Alvor, nomeadamente António Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Savimbi, sendo que Agostinho Neto será novamente condecorado no próximo dia 11 de Novembro, na Praça da República, em acto público.
Já a Classe Paz e Desenvolvimento distinguiu 92 personalidades provenientes de diversos sectores como cultura, medicina e academia.
A presente cerimónia teve como tema “Nova Angola” e levou o público ao delírio com momentos culturais protagonizados por Matias Damásio e pela interpretação do hino oficial das festividades dos 50 anos de Independência.
O ciclo de condecorações, iniciado a 4 de Abril do corrente ano, distinguiu no total mais de 4.000 individualidades e decorreu, de forma geral, sob o lema “Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.









